sexta-feira, 31 de dezembro de 2010


As Ilustrações são valiosas por muitas Razões.

"Elas ajudam as crianças a entender lições"

Jesus usou Ilustrações
Jesus, o Mestre dos mestres, usou ilustrações. Podemos imaginá-Lo apontando para um rebanho de ovelhas ou para um campo de trigo enquanto falava. Quando não, os objetos mencionados em Suas parábolas eram facilmente visualizados por seus ouvintes, como pérola, o fermento, as ovelhas, os bodes, o sal, o pão, e o vinho. A Ceia de Senhor e a água do batismo são ilustrações ainda hoje em uso.
A Bíblia está repleta de ilustrações; a maioria de seus livros as incluem. O arco-íris no céu é uma. Deus apontou para a areia e as estrelas quando Se referiu ao futuro de Abraão.
Você apreciará estudar algumas ilustrações usadas na Bíblia. Em seu estudo, observe que material foi usado, po que foi usado e qual o resultado.
Êxodo 30:38; Josué 4:5-9; Ezequiel 1:27 e 28; Mateus 6:26-30; Mateus 17:1-13

ALGUMAS PERGUNTAS

Antes de comprar, fazer ou usar uma ilustração, faça as seguintes perguntas:
1- A ilustração vale o tempo e o dinheiro necessários para o prparo?
2- Poderia essa história ser melhor ilustrada com alguma coisa da Natureza?
3- Dará ela uma noção exata de assunto?
4- Poderá ser usada frequentemente para ilustrar uma lição ou outro assunto?
5- Será adequada á idade das crianças?
6- É ela doutrinariamente correta? Representa as normas da Igreja?
7- Como o trabalho de arte afetará as crianças na classe?
8- São figuras sobre Jesus, o Céu e os Anjos as melhores que existem? Evite ilustrações pobres. Consiga figuras pintadas por profissionais.
9- Representam as figuras os seres humanos realisticamente? E quanto aos animais? ás árvores? flores? Ou estamos nós fazendo uma recriação de criação de Deus? O objeto deixa mais clara a verdade ou é ela tão simbólica que as crianças não conseguem alcançar a verdade real que wele deveria ensinar?
10- São as gravuras suficientemente grandes para poderem ser vistas por todas as crianças? Uma boa regra a seguir é: "Quanto menor a criança, tanto maior a ilustração. Crianças muito pequenas não vêem objetos pequenos á distância, assim, escolha quadros grandes e de boa aparência".(C.F.P.C. A. Lowe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário